TROMBOSE DE VEIA PORTA

Relato de caso

Paciente AMDJ, 73 anos, sexo feminino, sem queixas. Foi encaminhada para realização de ultrassonografia do abdome total no serviço de Bioimagem do Hospital das Clínicas de Alagoinhas, onde foi atendida por um dos médicos da Vital Diagnóstico por Imagem.

Na avaliação da região superior dos órgãos sólidos identificou-se imagem de nodular hipoecóica, margem circunscrita, com fluxo vascular predominantemente central ao Doppler, em segmento II do fígado, medindo 9.6 x 5.4 x 6.5 cm. Além desta imagem também foi observado imagem hipoecóica de trombo causando obstrução total do ramo portal esquerdo sem fluxo no vaso ao Doppler.

A trombose de veia porta pode ser detectado no seu tronco principal ou nos seus ramos, neste caso identificado no ramo portal esquerdo. Dentre as causas de trombose de veia porta, podemos ter a desitratação, estados de choque, neoplasias malignas como hepatocarcinoma ou metástases hepáticas, carcinoma de pâncreas, leiomiossarcoma primário da veia porta , pancreatite crônica, hepatites, esplenectomia, estado hipercoagulabilidade como a gravidez, pileflebite ( processo infeccioso envolvendo a veia porta, decorrente de apendicite aguda ou sepse abdominal por exemplo), outras coagulopatias, invasão portal por tumores extra-hepáticos, trauma, cateterismos, aumento da resistência do fluxo (casos de cirrose, Budd-Chiari, esquistossomose hepatoesplênica ), onfalite neonatal e mesmo após esplenectomia de varizes. Neste caso específico foi por associação com a tumoração hepática. Paciente foi encaminhado para tomografia e avaliação clínica, no intuito de continuar a investigação e conclusão diagnóstica, principalmente do tipo tumoral, que foi levantado a suspeita de hepatocarcinoma.

A trombose de veia porta pode cursar com hipertensão portal, sendo a sua causa mais comum do tipo pré-hepática. Neste caso como a obstrução foi em um dos ramos portais, a paciente ainda não havia manifestado sintomatologia, no entanto tem associação com processo tumoral hepático, importante para conduta clínica, detectado pela nossa equipe.


Imprimir   Email