OBSTRUÇÃO DA JUP

Relato de caso

Paciente A.R.D.S, 42 anos, sexo feminino, encaminhada para realização da ultrassonografia das vias urinárias no serviço de Bioimagem da clínica ION Grupo CAM, onde foi atendida por um dos médicos da Vital Diagnóstico por Imagem.

Na avaliação identificou-se imagem anecóica de dilatação piélica e volumosa massa cística na pelve renal à direita, o que fez suspeitar imediatamente de obstrução da JUP (junção ureteropélvica). Esta anormalidade do trato urinário é a causa mais comum de hidronefrose neonatal não fisiológica com uma incidência de 1 a 2.000 nascidos vivos e é mais comum em sexo masculino.

A obstrução da junção ureteropélvica neste caso específico, detectado pelo médico da Vital, foi muito interessante pois se tratava de um adulto que nunca teve sintomas, do sexo feminino, com uma dilatação volumosa na pelve renal unilateral, com imagem de massa cística uniloculada, o que é raro.

A paciente foi encaminhada para o urologista e o mesmo solicitou exames complementares que confirmaram a suspeita, o que foi muito gratificante para a equipe da Vital desvendar mais este diagnóstico raro.


Imprimir   Email