A Vital Diagnóstico por Imagem traz, através dessas imagens, um caso de um nódulo mamário, identificado em uma paciente que relatou apenas a palpação de um nódulo indolor na mama direita.
Essa paciente foi submetida a uma ultrassonografia mamária na unidade da Vital em Catu, no Hospital Agnus Dei.
Devido às características ecográficas da lesão identificada, a imagem foi relatada na classificação de Bi-RADS 5, onde a suspeita de se tratar de uma lesão maligna é superior a 95%. A paciente foi encaminhada com urgência ao mastologista, que orientou a realização da punção aspirativa da lesão apresentada para definição diagnóstica. O resultado histopatológico confirmou se tratar de um adenocarcinoma de mama, neoplasia maligna. A paciente foi então orientada sobre o tratamento oncológico adequado.
Encontrar um nódulo na mama pode causar apreensão e ser assustador. No entanto, é importante lembrar que a maioria dos nódulos da mama não são malignos, mas sim benignos.
Apesar disso, um nódulo na mama também pode ser um sinal de câncer, por isso você deve sempre procurar uma avaliação médica diante de todas as protuberâncias ou inchaços que encontrar em seus seios.