Fenda labial e fenda palatina são anormalidades que costumam resultar da falha de fusão das proeminências nasais mediais e das proeminências maxilares. Embora a maioria das fendas faciais ocorram como achado isolado, elas estão presentes com frequência aumentada em anomalias cromossômicas. Inclui as trissomias do 13 e do 18, e em outras anomalias estruturais, especialmente aquelas que envolvem o coração e o sistema nervoso central.
Identificamos um feto com fenda labial e palatina unilateral completa, com realização da ecografia morfológica do segundo trimestre, da gestante SDJTL, G1P0A0, no serviço de Bioimagem prestado pela Vital na clínica ION (grupo CAM), Feira de Santana.
As fendas faciais fetais devem ser descritas pelos ecografistas de modo mais detalhado possível, trazendo as informações necessárias aoscirurgiões para o aconselhamento preciso dos pais e planejamento de reparo pós-natal, encaminhando para serviços que tenham suporte especializado, podendo assim tranquilizar a família.