DOENÇA TROFOBLÁSTICA GESTACIONAL

Relato de caso

Paciente PKAB, 23 anos, sexo feminino, G1 P0 A0 ,com exame laboratorial de Beta-HCG positivo com valores maior que 30.000, procurou o nosso serviço de Ultrassonografia na ION Grupo CAM em Feira de Santana,foi atendida por um dos nossos médicos da Vital Diagnóstico por Imagem.

Na avaliação ecográfica identificou-se um útero aumentado com imagem ecogênica, com múltiplas vesículas anecóicas de tamanhos diferentes, sem fluxo intrauterino, ausência de feto e/ou BCF(batimento cardio-fetal), sugerindo Doença Trofoblástica Gestacional. Imediatamente foi orientada a procurar um serviço especializado em ginecologia e obstetrícia para tratamento e acompanhamento.

A Doença Trofoblástica Gestacional é o termo usado para nomear os tumores do trofoblasto viloso placentário, englobando as diferentes formas da mola hidatiforme, a mola invasora, o coriocarcinoma e o tumor trofoblástico do sítio placentário(PSTT).Estas três últimas são denominadas neoplasia trofoblástica gestacional.O diagnóstico definitivo será concluído com o estudo histopatológico do material coletado após o tratamento. No entanto, a ultrassonografia é o melhor método diagnóstico não invasivo para a identificação precoce das patologias trofoblásticas.


Imprimir   Email